segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Hades-Deus do submundo

Feito por: Ingrid Lima
                Conhecido na mitologia grega, Hades é o deus do submundo, da morte e dos mortos. Hades era o único deus que não residia no Monte Olimpo e sim em seu reino subterrâneo. Ele ganhou a posse do submundo depois que juntamente a seus irmãos Zeus e Poseidon ganharam a Titanomaquia, a guerra entre titãs e deuses.
      O submundo também era conhecido como a Terra de Hades ou Casa de Hades. Para chegar ao reino de Hades, os mortos precisavam atravessar o Rio Estige, onde tinha um barqueiro chamado Caronte e seu irmão Corante que foi morto pelo próprio, Caronte aceitava transportá-los em troca de dracmas que eram enterrados junto ao corpo do morto, os dracmas poderiam ser colocados nos seus olhos ou embaixo de sua língua. Também havia no portão do submundo o cão de três cabeças com cauda de serpente, Cérbero guardava a entrada para garantir que nenhum morto tentasse sair. 
       A casa de Hades era dividida em duas regiões. A parte superior, era conhecida com Os Campos Elísios, lá era onde as almas dos bons e justos residiam após a morte. Logo abaixo existia o Tártaro, uma terra de escuridão, onde os que lá estavam sofriam tormentos eternamente. Entre os presos estavam os titãs, que eram guardados por gigantes de cem braços, os Hecatônquiros. O subterrâneo também tinha 4 rios além do Estige, o rio Aqueronte, o rio das aflições, Lete, o rio do esquecimento, Cocito, o rio das lamentações e o Flegentonte, o rio do fogo.
      Fontes: http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hades/
                  http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/hades.htm
                  http://www.eutanasiamental.com.br/2013/09/hades-o-deus-do-submundo.html
                  http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/10/hades.html
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário